Afinal, o que é ERP e qual o benefício para as empresas?
 
 
 

Novidades



 
 
26/04/2016

Afinal, o que é ERP e qual o benefício para as empresas?




ERP é uma ferramenta de gestão em tempo real. Ele observa tudo o que acontece com todos os recursos e auxilia na decisão de plano de uso dos mesmos e estratégia da empresa.

Sua sigla significa Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais, em português.

Na Intragroup, temos ferramentas ERP da líder SAP®, em todos os processos de negócios, envolvendo Obrigações Fiscais Principais e Acessórias entre as quais SPED Contábil, SPED Fiscal, FCONT, SPED PIS/COFINS, ECD, TDF, entre outras.

É possível controlar atividades como fechamento do balanço contábil, recolhimento de impostos sobre o faturamento, emissão de notas fiscais e outras ações necessárias. Com a otimização de processos, o gestor consegue economizar tempo e dinheiro. O ERP pode ainda auxiliar na escolha de fornecedores, buscando o melhor preço e levando em conta a qualidade.

O ERP funciona basicamente como um integrador e facilitador de processos dentro de uma só ferramenta. E suas consequências de ação se dão com agilidade, economia e controle preciso sobre ativos e passivos.

“Hoje, a SAP® está redefinindo o conceito de sistemas de gestão empresarial. Com a ferramenta reinventada para a era digital, as companhias terão uma gestão simplificada, com informações cruciais para a tomada de decisão disponíveis instantaneamente a partir de qualquer dispositivo, isso graças a um ambiente analítico e transacional da aplicação que permite que qualquer informações seja acessada no mais alto nível de detalhe desejado.” – afirma Alberto Oppenheimer, chefe de operações da SAP Brasil.


Qual o objetivo do ERP?

O ERP tem como objetivo organizar o trabalho em uma empresa, registrando informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, impostos, entre outras.

Claro que o ERP faz muito mais pela empresa: ele mantém todos os dados registrados e com base nestes dados é possível trabalharmos informações mais abrangentes e refinadas, como, por exemplo: o produto mais vendido, o melhor cliente da empresa, sazonalidade de vendas e margem de lucro.

Com o registro de dados, temos informações importantes sobre o negócio, aumentando a competitividade no mercado.

Quais os principais benefícios atingidos pelas empresas com a utilização do ERP?

Os principais benefícios que as empresas têm com implantações bem-sucedidas são:

Benefícios Tangíveis

Redução de Estoques

32%

Redução de Pessoal

27%

Aumento de Produtividade

26%

Redução no Tempo de Ciclo de Ordens

20%

Redução de Tempo no Ciclo de Fechamento Contábil/Financeiro

19%

Redução de Custos de TI

14%

Melhoria em Processos de Suprimentos

12%

Melhoria na Gestão de Caixas

11%

Aumento em Receitas/Lucros

11%

Melhoria em Transportes/Logística

9%

Melhorias em Processos de Manutenção

7%

Entrega no Prazo

6%

Fonte: Colangelo Filho (2001, p. 53)

Benefícios Intangíveis

  • Gestão tributária com menor risco de multa e erros fiscais;
  • Aumento de qualidade e eficiência organizacional através da padronização de processos e fluxo da informação otimizado;
  • Integração entre todos os setores facilitando a comunicação e agilidade com tráfego de informações em seguras e em menor tempo;
  • Eliminação de controles manuais, planilhas, anotações, redigitação de dados e diminuição de erros;
  • Informações obtidas em tempo real;
  • Ajuda na tomada de decisões rápidas e seguras;
  • Otimização do tempo dos gestores pois não precisa envolve-los com processos operacionais, permitindo tempo para assuntos mais relevantes;
  • Melhorias em processos comerciais e relacionamentos com clientes.

Muitos benefícios, não é mesmo?

Estudos realizados comprovam a obtenção de resultados concretos que um sistema ERP proporciona às empresas. Além dos benefícios relacionados, o ERP estrutura e organiza as empresas, por isso é uma ferramenta de gestão indispensável para facilitar o sonho do crescimento sustentável e contínuo dos negócios.


Soluções ERP Intragroup

Com 15 anos de experiência em tecnologia, a Intragroup possui um portfolio de soluções ERP, além de serviços e treinamentos.

As ferramentas ERP da Intragroup buscam melhorar constantemente suas funcionalidades e cada vez mais estão preparados para adequarem-se à cada segmento e necessidade específicas das empresas, possuindo soluções com recursos personalizados para cada ramo de atividade,

Como explicamos nesse artigo sobre soluções para o ramo químico e farmacêutico, e, nesse artigo para as empresas que trabalham com importação.

Quer avaliar a solução ERP SAP® na sua empresa? Faça um diagnóstico gratuito conosco, sem compromisso!


Entre em Contato!





Voltar
 
 

 
 
Rua Alcides Ricardini Neves, 12 – CJ. 1107/1108
São Paulo - SP
CEP: 04575-050

Telefone:
+55(11)5180-6767




Cadastre-se e receba novidades da Intragroup.



Novidades

12/04/2021
Entenda a nova vigência das Notas Técnicas NFe e saiba como manter a legalidade de acordo com a SEFAZ!