5 dicas para manter as contas da empresa em ordem
 
 
 

Novidades



 
 
28/04/2016

5 dicas para manter as contas da empresa em ordem




Quem administra uma empresa sabe que manter a ordem financeira não é a mesma coisa que cuidar das contas de casa. Além dos gastos fixos, como aluguel, funcionários, energia elétrica e materiais para escritório, há despesas que variam de acordo com as sazonalidades do mercado, os fatores econômicos e a demanda por parte do consumidor. Ou seja, fatores internos (controláveis) e fatores externos (incontroláveis).

Desse modo, planejamento e organização são palavras de ordem para os gestores e empresários.

Independentemente da situação da economia, as contas nunca param, pelo contrário, sempre estão aumentando. Por isso é tão importante ter um fluxo de caixa eficiente.

O fluxo de caixa é um instrumento para auxiliar o controle financeiro do seu negócio. Com esta ferramenta é possível acompanhar toda a movimentação de valores da sua empresa, com base na entrada e saída de dinheiro.

O mais indicado hoje é usar uma ferramenta de gestão financeira. Dessa forma, você previne erros e automatiza processos.

Pensando nisso, listamos 4 dicas rápidas que podem lhe ajudar a colocar a rotina financeira da sua empresa em ordem:


1- Não acumule mais dívidas que consegue pagar:

Em primeiro lugar, sua empresa não deve gastar mais do que ganha. Apesar de simples (e bastante óbvia) muitos deixam essa regra de lado e acabam se complicando.

Tenha sempre um fluxo de caixa bem atualizado, permitindo que você saiba exatamente como está a saúde financeira do negócio. Portanto, antes de comprar novos suprimentos, máquina ou contratar um funcionário, analise com muita atenção o seu fluxo de caixa e avalie o impacto que uma nova despesa trará.

Aqui entra a importância de uma ferramenta de gestão empresarial (ERP) implantado e funcionando.


2- Deixe todas as contas em dia:

Não se pode apenas organizar as contas, devemos ter todos os pagamentos em dia para evitar um possível acúmulo de juros ou multa e sermos confiáveis. É melhor ter um caixa vazio com todas as contas pagas, do que ter um caixa cheio de dívidas.

Preserve o seu nome e da empresa, isto tem um valor inestimável nas épocas de 'vagas magras', quando você precisar de crédito e prazo com fornecedores, colaboradores e clientes. E infelizmente isto é regra, você vai precisar disto em algum momento da sua empresa.

Além disso, tente antecipar o pagamento das despesas que oferecem descontos. Assim, você vai poupar ainda mais dinheiro e ganhar crédito junto aos seus fornecedores.


3 – Tenha todas as informações necessárias

Para manter as suas contas em ordem, você precisa saber quais são os compromissos de sua empresa. Registre todas as despesas do seu negócio (águam luz, telefone, pagamento de fornecedores, funcionários).

É muito comum ocorrer o descontrole por falta de informações. Contas que não batem são um dos problemas mais comuns quando o assunto é finanças. Ter todas as informações referentes a cada setor e processos da empresa, é primordial para ter um bom controle financeiro. Por isso, é importante investir em uma boa ferramenta de gestão ntegrado (ERP) para que todas as informações estejam devidamente alinhadas.


4- Crie controles financeiros

Há empresários e gestores que utilizam planilhas para iniciar o controle financeiro, mas uma boa ferramenta de gestão é essencial para acompanhar o crescimento da sua empresa. Com essas ferramentas, você pode registrar as contas a pagar e a receber com suas respectivas datas de vencimento, por exemplo. Assim, você evita surpresas desagradáveis, como pagamento de taxas bancárias, multas e juros.


Por fim, lembre-se e acredite: Não há dívidas impagáveis, o que existem são dívidas sem administração. Administrar na fartura qualquer um faz, mas é na escassez que seu talento é testado.

Nesse cenário, a tecnologia é uma grande aliada para contribuir na organização da empresa e manter as contas em ordem. Assim, o empresário ganha tempo e o negócio cresce de forma sustentável e sem surpresas desagradáveis.

Dica: A Intragroup possui ferramentas com soluções de gestão financeira que permite controlar vendas, faturamento, contabilidade, emitir nota fiscal eletrônica e dentre outras funções. Além disso, possibilita a análise de relatórios de fluxo de caixa diário e mensal.


Entre em Contato!




Voltar
 
 

 
 
Rua Alcides Ricardini Neves, 12 – CJ. 1107/1108
São Paulo - SP
CEP: 04575-050

Telefone:
+55(11)5180-6767




Cadastre-se e receba novidades da Intragroup.



Novidades

12/04/2021
Entenda a nova vigência das Notas Técnicas NFe e saiba como manter a legalidade de acordo com a SEFAZ!