Como reverter a inadimplência dos seus clientes?
 
 
 

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25/05/2016

Como reverter a inadimplência dos seus clientes?




Manter em dia as contas da empresa além de organizar pagamentos e ter uma boa rotina de vendas. É preciso garantir a entrada de dinheiro no caixa para que a empresa continue funcionando e tenha saúde financeira nos próximos meses, e anos.

Infelizmente a inadimplência de clientes é uma realidade. Mas há formas de evitar que elas acumulem, gerando grandes prejuízos para a empresa, e até mesmo de evitar que elas existam.

Ao ter um nível alto de inadimplência, a empresa tem que racionar gastos, deixar de fazer investimentos e até correr o risco de ter as suas atividades comprometidas. Isso porque o calote influencia diretamente no fluxo de caixa, podendo, inclusive, comprometer o futuro do negócio.

Leitura recomendada: 5 dicas para manter as contas da empresa em ordem.

Quando a inadimplência é alta e constante, é necessário adotar algumas medidas a fim de evitar que o problema se estenda por mais tempo. Por essas razões, é preciso estabelecer um plano de gestão de clientes inadimplentes.

Para isso separamos algumas medidas para você começar a reverter a inadimplência e receber dos seus clientes dentro do prazo. Confira!


CONHEÇA O HISTÓRICO

Contar com informações sobre o histórico do cliente já é meio caminho andado para saber se o pagamento será efetuado no prazo estabelecido. Se um cliente costuma pagar com atraso, é muito provável que irá atrasar novamente.

Para isso, consulte sempre órgãos como o SPC e Serasa. Afastar os maus pagadores é o primeiro passo para evitar dores de cabeça no futuro com a cobrança ou, ainda, com futuras ações judiciais.

Se houver restrições e mesmo assim você decida fazer a venda, o ideal é que a venda seja realizada somente à vista. Caso o cliente não aceite essa forma de pagamento, procure outra forma de negociação onde não haja um excesso de facilidades no pagamento.


GERENCIE E CONTROLE

Tenha um controle rígido sobre a caixa de entrada do seu financeiro, isso permite que você tome ações imediatamente e evita inadimplência prolongada.

Uma ótima ferramenta de gestão financeira ajuda o gestor a acompanhar cada um dos clientes, mostrando a situação deles, boletos e pendências, entre outras informações, como o monitoramento de todas as entradas de caixa, futuras transações, entre outros.

A Intragroup tem ferramentas de gestão financeira que ajudam a sua empresa a evitar a inadimplência, além de outros controles fiscais. Contate-nos aqui.


ENVIE LEMBRETES

Muitos clientes simplesmente esquecem a data de pagamento. Sendo assim, é válido entrar em contato com o cliente antes do vencimento lembrando-o do prazo para os pagamentos à sua empresa. Assim você trabalha com a cobrança de forma preventiva, garantindo que o atraso não ocorra.

A cobrança pode ser feita por meio de um e-mail, carta, SMS ou que for mais viável para o seu negócio. Porém, lembre-se de fazê-lo de maneira sutil, mostrando que a intenção é facilitar a vida de seu cliente.


SEJA TRANSPARENTE

É importante esclarecer junto à sua equipe de vendas quais serão os descontos máximos praticados e quais condições de pagamento serão permitidas.

Ser transparente com o cliente também é crucial, sobretudo no que diz respeito à cobrança de juros e multas.


FACILITE O PAGAMENTO

Ofereça diferentes formas de pagamento ao o seu cliente.

Prefira receber com cartões de crédito ou débito, se possível. Apesar de você pagar uma taxa por isso, você garantirá o recebimento em dinheiro da operadora do cartão. Outra opção muito utilizada também é a emissão de boletos, uma forma prática de receber pagamentos.

Tome cuidado com os pagamentos em cheque, pois na hora de descontá-los, pode descobrir que a conta do cliente não tem fundos, o que pode comprometer o fluxo de caixa da empresa.


FAÇA A COBRANÇA

Se, mesmo após tomar todas as medidas preventivas citadas acima, ocorrerem casos de inadimplência no seu negócio, é hora de partir para estratégias de cobrança mais diretas.

A primeira forma é notificar o cliente sobre o atraso, de maneira cordial, e sobre as consequências, como multa e juros, que normalmente é estipulado em contrato.

A segunda é – se isso for viável para sua empresa – negociar o pagamento em parcelas do total do valor com as multas e juros, em quantidades suportáveis ao cliente para que elas possam ser pagas.

Caso esta técnica não dê resultado, infelizmente será necessário entrar com uma ação judicial, com toda a dor de cabeça que isto proporciona.


INCENTIVE O PAGAMENTO EM DIA

Outras formas de lidar com clientes inadimplentes é criando incentivos para pagamentos em dia. Ou seja, premiação para os bons pagadores.

Normalmente, o que muitas empresas fazem é ceder descontos caso o pagamento seja feito antes do vencimento.

Além dessa estratégia estimular os clientes a pagarem em dia, também melhora o relacionamento.


ANALISE E SOLUCIONE

Por fim, descubra o que causou atraso no pagamento.

Falha na entrega do serviço, mercadoria com defeito, desorganização e problemas com o fluxo de caixa do cliente?

Sabendo a causa do atraso, você terá diversas maneiras de auxiliar o cliente inadimplente e inclusive de desenvolver soluções internas para que isso não aconteça novamente.

Nesse momento seu cliente passará a enxergá-lo como parceiro e a questão do atraso ficará a um passo de ser solucionada.


PRONTO PARA PREVENIR A INADIMPLÊNCIA?

Que outras estratégias você usa para reverter esse problema no seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários.

Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar. Aplicando essas dicas, você aumenta a chance de alavancar os seus negócios. Afinal, não há nada melhor do que receber dos seus clientes em dia.




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