​Como uma ferramenta de gestão financeira pode mudar o seu trabalho
 
 
 

Novidades



 
 
30/06/2016

​Como uma ferramenta de gestão financeira pode mudar o seu trabalho




Houve um tempo em que o departamento financeiro fazia o controle financeiro usando só papel e caneta.

Quando os computadores se tornaram onipresentes nos escritórios, foi a vez das planilhas em Excel – ainda muito utilizadas nas pequenas empresas. Mas, nos últimos anos, as ferramentas de gestão financeira transformaram a maneira como se cuida das finanças empresariais.

Hoje, a administração de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e planejamento financeiro podem ser feitos em sistemas fáceis e acessíveis.

Leitura Recomendada: 9 dicas para crescer e manter sua empresa em tempos de crise.

Portanto, separamos nesse artigo alguns motivos para você avaliar se já está na hora de usar uma ferramenta ou software financeiro:


AINDA VALE USAR PLANILHAS?

Muitos profissionais ainda usam as boas e velhas planilhas do Excel para fazer a gestão financeira. Mas, se você não for um expert em planilhas e já teve algum problema com fórmulas, as ferramentas ajudam a investir o seu tempo com o que realmente interessa: o controle financeiro do dia-a-dia.

Isso é possível pois, ao contrário das planilhas onde é necessário elaborar documentos diferentes para cada coisa que você precisa controlar e analisar, as ferramentas permitem uma visualização rápida da situação do negócio, muitas vezes disponibilizando, em apenas uma tela, um resumo das finanças.

Além disso, é possível realizar buscas e filtrar as informações facilmente, acessando os dados mais relevantes , inclusive na forma de gráficos, que tornam sua compreensão e análise ainda mais rápida.

Em outro artigo aqui no blog da Intragroup postamos como simplificar a emissão de suas NFS-e com nossa ferramenta. Confira, clicando aqui.


ORGANIZAÇÃO DAS CONTAS A PAGAR E A RECEBER

Organizar as contas de uma empresa não é fácil. Além de serem muitas contas, têm, normalmente, datas de vencimento diferentes!

Essa é uma dor de cabeça tão frequente que até já escrevemos sobre 5 dicas para manter as contas da empresa em ordem.

Com uma ferramenta de gestão financeira, as datas das contas que deverão ser pagas ficam mais organizadas e você pode verificar rapidamente os compromissos com os quais ainda não cumpriu. Você também pode receber alertas das contas que estão vencendo, o que diminui as chances de pagar juros e o risco de sujar o nome da sua empresa.

Se você costuma usar boletos, também pode gerá-los diretamente pela ferramenta. Segundo uma pesquisa feita pelo PayPal e o Instituto Data Popular, os boletos bancários são um dos meios preferidos de muitas pessoas para efetuar pagamentos diversos. Basta ter uma carteira de boletos configurada no seu banco e inserir alguns dados no sistema para gerar boletos que podem ser impressos ou enviados diretamente ao cliente.


INFORMAÇÕES MAIS EXATAS E ACESSÍVEIS

As informações financeiras de uma empresa muitas vezes ficam espalhadas em diferentes bancos, dispostas de forma desordenada e de difícil acesso.

Contrapondo-se a esta disposição difusa de dados, os softwares de gestão oferecem informações centralizadas e de fácil acesso para todos os funcionários.

Além disso, como o conteúdo é armazenado em um único local, os dados passam a apresentar mais precisão e consistência.


MELHOR PLANEJAMENTO E ANÁISE ESTRATÉGICA EFICIENTE

Uma ferramenta automatizada e integrada de gestão auxilia o gestor a responder questões importantes como “quais serão os principais investimentos do próximo ano?” e “que impactos o mercado causará no meu negócio?”.

Com informações mais organizadas, acessíveis e precisas, torna-se mais fácil fazer um planejamento eficaz das finanças, assim como elaborar estratégias de geração de lucro para um negócio bem sucedido.

Leitura Recomendada: Tecnologia em tempos de crise – A hora é agora!


ACESSO COMPARTILHADO AOS DADOS FINANCEIROS

Se você usa planilhas em Excel, terá dificuldades para compartilhar os dados com sua equipe, controlando quem pode e quem não pode ver alguns dados mais sensíveis.

Com uma ferramenta que permita a criação de usuários com diferentes níveis de acesso, você pode definir quem pode ver e editar determinadas informações.

Isso significa que é possível delegar tarefas para seus colaboradores dentro do próprio sistema, permitindo a cada usuário um acesso controlado ao que e sobre o que precisa ser consultado para fazer o seu trabalho.


CONCLUSÃO

Nós acreditamos muito que uma ferramenta financeira faz toda a diferença no dia-a-dia.

Com ele é possível tomar decisões sobre investimentos com maior consciência e planejamento, indicando com precisão onde se encontram as áreas mais frágeis e, assim, criando oportunidades para remediar o que for preciso.

Conhecendo os benefícios de uma ferramenta de gestão financeira, é fácil entender porque um número cada vez maior de empresas tem optado por gerenciar suas contas de forma automatizada, confiável e prática com a Intragroup.

E você, já utiliza uma ferramenta de gestão financeira? Quais benefícios ele tem trazido para a sua empresa? Compartilhe com a gente e não deixe de comentar também caso tenha ficado com alguma dúvida!

Quer saber mais?
Entre em contato




Voltar
 
 

 
 
Rua Alcides Ricardini Neves, 12 – CJ. 1107/1108
São Paulo - SP
CEP: 04575-050

Telefone:
+55(11)5180-6767




Cadastre-se e receba novidades da Intragroup.



Novidades

12/04/2021
Entenda a nova vigência das Notas Técnicas NFe e saiba como manter a legalidade de acordo com a SEFAZ!