Manter um controle rígido das movimentações financeiras é a melhor forma que as micro e pequenas empresas têm de fazer um planejamento eficiente. Saber o que entra e sai do caixa pode evitar um dos principais problemas da MPEs: ter lucro e mesmo assim endividar-se e ter que fechar as portas.
A forma mais simples de fazer o controle é usar o livro caixa, pois ele contém o histórico financeiro da empresa em ordem cronológica. Quanto mais detalhado for o registro no livro, melhor. Uma das principais recomendações é a atualização diária, sendo importante manter um bom controle de contas a receber, contas a pagar, saldo de aplicações financeiras, faturamento, vendas à vista e a prazo, enfim um controle efetivo das finanças da empresa.
A manutenção do controle apresenta algumas vantagens, entre elas:
- Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempo determinado;
- Auxiliar o empresário a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro na empresa;
- Verificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado;
- Verificar se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de recursos com terceiros;
- Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período;
- Verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços objetivando o ingresso de recursos na empresa;
- Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.
Além disso, quando utilizado em conjunto com as demais demonstrações contábeis, o fluxo de caixa oferece informações que habilitam os gestores a avaliar as mudanças nos ativos líquidos e na estrutura financeira (liquidez e solvência) da empresa.
Para ajudar você a promover uma boa gestão do seu capital, oferecemos diversas soluções integradas a sua licença Standard SAP®. E se ficou com alguma dúvida sobre o texto, quer compartilhar sua dica de gestão financeira ou ainda contar sua experiência nessa área, deixe seu comentário no post. Vamos conversar!