Evite erros na gestão de tributos
 
 
 

Novidades



 
 
05/09/2017

Evite erros na gestão de tributos




Existe tributação mais complexa e volátil que a brasileira?

Nossa legislação tributária sofre constantes atualizações, por isso, as empresas precisam ficar atentas para conseguir cumprir as obrigações fiscais de maneira efetiva. Além disso, as tributações são pesadas, fazendo com que sejam necessárias manobras seguras e dentro das obrigações legais pra se evitar erros que possam comprometer as finanças do negócio em função de multas ou punições.

A falta de informação

Inseridos em um mercado dinâmico, o desconhecimento de leis, maneira de precificar, de cálculos dos impostos podem ocasionar falhas, e não pequenas, no recolhimento dos tributos. Por isso, é extremamente importante ficar atento às orientações de seu contador, pois os procedimentos e regras mudam o tempo todo. Não vai dar “aquele jeitinho” e deixar de pagar alguns impostos, porque o prejuízo é muito maior. Na hora de precificar seu produto ou serviço, é preciso estar atento à concorrência, ao preço médio praticado no mercado, à demanda pelo serviço e, não menos importante, à carga tributária que incide sobre ele.

Os cálculos do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) geram muitas dúvidas, pois sua operação é variável de acordo com cada área, fazendo-se necessário avaliar as obrigações legais vigentes no Estado de base.

Certificando a correta escolha do regime tributário mais adequado

Escolher o regime tributário mais apropriado ao seu empreendimento livrará de pagar impostos equivocados. É importante fazer um diagnóstico completo, considerando o faturamento, porte e atividades da empresa, para escolher melhor a forma de tributação, que diminuirá o impacto sobre seus negócios.

Faça comparações de sua carga tributária entre as opções disponíveis, atendendo ao rigor da legislação, para escolher a mais econômica.

Ignorar as obrigações acessórias

Deixar de realizar as obrigações acessórias é o início do fim. Além do pagamento dos tributos regulares, é necessário realizar: a emissão das notas fiscais dos produtos e serviços, emissão de guias referentes aos tributos, escrituração dos livros fiscais, envio de declarações fiscais, demonstrações de resultados, folhas de pagamento, dentre outros.

A Intragroup

Portanto, vale muito a pena contar com o auxílio de ferramentas de gestão fiscais. Adotar um modelo de ERP vai favorecer o controle e proporcionar assertividade no pagamento das obrigações. Com a Intragroup, você terá alta performance nas rotinas fiscais e tributárias. Suas operações serão parametrizadas previamente nos softwares e você poderá ter mais tranquilidade e redução nos custos.

Conheça mais: www.intragroup.com.br




Voltar
 
 

 
 
Rua Alcides Ricardini Neves, 12 – CJ. 1107/1108
São Paulo - SP
CEP: 04575-050

Telefone:
+55(11)5180-6767




Cadastre-se e receba novidades da Intragroup.



Novidades

12/04/2021
Entenda a nova vigência das Notas Técnicas NFe e saiba como manter a legalidade de acordo com a SEFAZ!