ERP: Desenvolver um ou adquirir uma solução do mercado?
 
 
 

Novidades



 
 
12/06/2018

ERP: Desenvolver um ou adquirir uma solução do mercado?




Essa dúvida é frequente para todo tipo de negócio.

Minhas necessidades são específicas, será que preciso mesmo de uma licença com tantos recursos? Por outro lado, se obtermos um sistema consagrado, assumiremos menos riscos e menos tempo de desenvolvimento, implantação e testes?

Para acabar de vez com suas hesitações, listamos alguns fatores que mostram as vantagens em obter um sistema ERP de mercado.

1. Estabilidade: Um software consagrado já tem maturidade. Ele já foi testado, comprovado em diversos ambientes ao longo do tempo, recebeu contribuição de muitos usuários, passando por milhares de melhorias.

O desenvolvimento de um novo sistema costuma levar de 1 a 2 anos para se adaptar completamente às necessidades do negócio, por mais simples que pareçam ser. Correção de falhas, remendo de códigos, estrutura com lacunas podem levar tempo e custo adicional até que sejam solucionados.

2. Suporte e Atualização: Para que haja maior desempenho e melhor integração entre os processos, é necessário que haja atualizações. As empresas sofrem transformações e podem demandar novos recursos.

No caso dessas adaptações serem realizadas internamente, é preciso uma equipe dedicada e focada nesse trabalho, o que pode custar mais.

Outo ponto é o suporte prestado. Um software do mercado possui agilidade e determinação de níveis de serviço conforme demanda, tornando o processo viável e fluido.

3. Cumprimento de Requisitos: A determinação e as especificações de cada item o qual o sistema deve fazer são realizadas com gestores de projetos, designers, analistas de sistemas, dentre outros profissionais especializados em arquitetura e sistema de TI.

Com um ERP de mercado, o tempo e o desgaste na verificação de cada detalhe não ocorrem como em desenvolvimentos internos.

4. Vulnerabilidades: Sistemas consagrados já sofreram transformações em muitas empresas, sendo mais seguro e com garantias de proteção.

Já empresas que realizam o desenvolvimento interno do sistema, precisam investir em segurança da informação e ter mais atenção durante todos os processos.

5. Custos: O custo de desenvolvimento e manutenção de um novo software pode ser menor a princípio. Porém, conforme já explicado anteriormente, há ainda os custos de atualizações, novos recursos, reparo de falhas e etc.

No final, a solução desenvolvida internamente terá um custo maior do que o adquirido no mercado.

Por isso, analise bem as necessidades de seu negócio e busque um sistema consagrado. A Intragroup é uma consultoria especializada em tecnologias ERP. Nossos sistemas são de fácil adaptação, com funcionalidades personalizadas. Acesse: www.intragroup.com.br/site/contato




Voltar
 
 

 
 
Rua Alcides Ricardini Neves, 12 – CJ. 1107/1108
São Paulo - SP
CEP: 04575-050

Telefone:
+55(11)5180-6767




Cadastre-se e receba novidades da Intragroup.



Novidades

12/04/2021
Entenda a nova vigência das Notas Técnicas NFe e saiba como manter a legalidade de acordo com a SEFAZ!